Novembro é o Mês da Consciência Negra

O idealizador do Dia Nacional da Consciência Negra foi o poeta, professor e pesquisador gaúcho Oliveira Silveira (1941 – 2009). Ele era um dos fundadores do Grupo Palmares, que reunia militantes e pesquisadores da cultura negra brasileira, em Porto Alegre.

Foi celebrado pela primeira vez em 1971.

É oficial desde 2007.

Porque este dia?
20 de novembro é a data da morte do líder do Quilombo do Palmares, Zumbi. Que foi o maior ícone da resistência negra, no período do Brasil/Colônia. Foi assassinado no dia 20 de novembro de 1695.

E o que é consciência negra?
Consciência é um estado da mente humana que permite ao ser ter conhecimento de quem é, por que é, como é, em outras palavras, é o indivíduo cônscio de seu ser.

Então, consciência negra é o estado de um ser negro, que compreende o que é ser negro, ter atitudes de sua negritude, conhecer suas origens negras e não submeter-se por causa de sua cor da pele.

Ser negro é muito mais que cor da pele, é se fazer respeitar por suas virtudes como ser humano, é muito mais que uma questão racial, é um posicionamento politico, é um reconhecimento de si mesmo.

 

Voce sabia?

A Lei 10.639 de 2003 tornou obrigatório o ensino sobre história e cultura afrobrasileira. Com isso, professores devem inserir em seus programas aulas sobre os seguintes temas: história da África e dos africanos; luta dos negros no Brasil; cultura negra brasileira; e o negro na formação da sociedade nacional.

Com a implementação dessa lei, o governo brasileiro expressa o objetivo resgatar a contribuição dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.

Ainda há dificuldades para sua aplicação, muitas vezes por despreparo dos profissionais nesse assunto, ou até mesmo resistência pela ideia.

De fato, o objetivo é que não tenhamos mais em nosso país um ensino centrado na cultura europeia, que não traz a real identificação e historia pela qual passaram nossos antepassados e a qual passam atualmente os negros em nosso sociedade.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s