Dia Nacional do Doador de Sangue

A data foi lançada pelo Governo Federal onde os ministérios juntos a centrais sindicais e três confederações de empregadores assinaram um termo de compromisso para execução de uma seria de atividades para conscientizar a população da importância da doação de sangue, um ato solidário que pode salvar vidas.

O intuito é que 3% e 5% da população estejam doando sangue anualmente, que é a taxa ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), para um país manter os estoques regularizados. Hoje, o percentual de doadores brasileiros varia entre 1,76% e 1,78% por ano.

Segundo especialistas, os níveis de doações são mais altos quanto o país enfrenta tragédias. No entanto, é importante que os bancos de sangue estejam preparados constantemente e isso só pode acontecer com a participação ativa da população, incentivada por trabalhos de conscientização e informação promovidos pelo governo e apoiados pelos veículos de comunicação.

Mesmo que exista uma data comemorativa para isto, não é apenas neste dia que os brasileiros devem se sentir motivados a doar sangue. Também não é necessário esperar que alguma pessoa conhecida esteja precisando de sangue para fazer a doação. Os bancos de coleta sempre precisam de doações de todos os tipos sanguíneos.

 

Os requisitos básicos para a doação são:

 

  • Estar saudável;
  • Ter entre 18 e 67 anos (maiores de 16, que ainda não tenham completado a maioridade, podem doar desde que tenham o consentimento formal dos pais);
  • Pesar mais de 50kg;
  • Não estar em jejum

Pessoas com doenças que podem ser transmitidas pelo sangue não podem doar. Entre os impedimentos temporários estão cirurgias, ingestão de bebidas alcoólicas, transfusão de sangue, tatuagem e vacinação. Os homens devem esperar 60 dias para doar novamente e as mulheres, 90 dias.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s