O sono na adolescência

 Você sente muito sono?

Adolescentes podem ter problemas de sono assim como adultos ou crianças mais novas. Muitos adolescentes sofrem de privação do sono, insônia, síndrome de pernas inquietas e sono andando. Muitas vezes o maior problema que enfrentam um adolescente é não dormir o suficiente, mas pode haver uma causa subjacente ao cansaço do adolescente. Aqui é como ir ao fundo dos problemas de sono do adolescente.

O dormir na adolescência é tão importante quanto em qualquer outra fase da vida, já que durante o sono importantes funções cerebrais ocorrem e o corpo se prepara para as atividades do dia. Portanto, o sono é vital para o bem estar, tanto quanto alimentar. Os adolescentes levam de cinco a dez minutos para “pegar no sono” e, geralmente, precisam dormir em torno de 9 horas e meia por noite para desenvolver bem suas atividades diárias na escola e em casa.

A privação do sono nesta fase pode ter como consequências:

  • Limitar a capacidade de aprender, escutar, concentrar e resolver problemas, provocando baixo rendimento escolar.  
  • Levar ao comportamento agressivo e à impaciência com os colegas, professores ou membros da família, gerando situações de conflito e ansiedade.
  • Provocar a ansiedade e fazer com que o jovem coma em demasia, levando ao ganho de peso.
  • Sonolência diurna com cochilos, atrapalhando o adolescente na realização de suas tarefas diárias.

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