SÃO PAULO 458 ANOS!!!

 

Nesse próximo dia 25 de janeiro São Paulo completará 458 anos de uma rica história. Vamos conhecer um pouco mais da trajetória dessa que é uma das mais importantes cidades do mundo?
Nos idos de 1553 os padres jesuítas José de Anchieta e Manoel da Nóbrega subiram a Serra do Mar em busca de um local seguro para catequizar os índios e dar início a uma nova comunidade. Ao atingirem o planalto de Piratininga travaram contato com uma região que, de acordo com eles, muito se assemelhava à Espanha: “uma terra mui sadia, fresca e de boas águas.” No ano seguinte construíram um colégio numa pequena colina próxima aos rios Tamanduateí e Anhangabaú. No dia 25 de janeiro de 1554 foi celebrada uma missa que marcaria o nascimento do povoado de São Paulo. Piratininga demorou 157 anos para se tornar a cidade de São Paulo. No século XVII a cidade se tornou o pólo irradiador do movimento bandeirante, expedições que cortavam o interior do país em busca de riquezas: ouro, pedras preciosas, índios a fim de escravizá-los e negros fugitivos.
Em 1815, a cidade teria se tornado capital da província de São Paulo. Somente 12 anos depois a cidade ganharia sua primeira faculdade: a de Direito do Largo de São Francisco. A cidade então se transformou num importante centro político e intelectual do país. Ela só se tornaria um importante centro econômico com a expansão da cafeicultura na segunda metade do século XIX, atraindo para cá milhares de imigrantes de boa parte do mundo.
Outro fato marcante que marcou a história da cidade no século XX foi a Revolução Constitucionalista de 1932 que estourou no dia 9 de julho daquele ano. Os combates duraram três semanas e São Paulo foi derrotado. Em contrapartida o governo foi obrigado a promulgar uma nova constituição dois anos depois. Em 1934 foi criada a Universidade de São Paulo, contando com importantes intelectuais, principalmente vindos da França, como Claude Lévi Strauss.
Na década de 1940 a indústria se tornou a principal atividade econômica da cidade e São Paulo ganhou importantes intervenções urbanísticas, principalmente no setor viário. As indústrias trouxeram mão-de-obra de todas as partes do país.
A década de 1970 viu uma certa decadência do setor industrial e o aumento da importância do setor de serviços. As indústrias que antes ocupavam a cidade se transferiram para as cidades próximas, principalmente o chamado ABCD. Hoje São Paulo é uma das maiores cidades do mundo recebendo gente de todo o país e de todos os lugares do mundo. É um importante centro financeiro e cultural do Brasil. Por isso temos muito o que comemorar nesses 458 anos!

Para mais informações, clique aqui

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s