Bate papo com Dr. Jairo Bouer

Tabagismo pode estar ligado ao aumento de peso ?
Ao contrário do que muita gente pensa, fumar pode estar relacionado com o ganho de peso, e não com o emagrecimento. Um estudo feito na Universidade de Navarra, na Espanha, analisou dados de 7,5 mil pessoas com mais de 50 anos por um período de 4 anos. Foram avaliados o índice de massa corporal, a prática de exercícios físicos e o hábito de fumar dos participantes.
Ao final da pesquisa, os cientistas chegaram à conclusão de que os não-fumantes ganharam menos peso do que os fumantes e os ex-fumantes. O grupo que mais engordou foi o de pessoas que fumavam mais cigarros por dia e largaram o hábito durante o estudo, seguido pelos fumantes que mantiveram o hábito.

Uso de suplementos alimentares pode causar algum problema à saúde e a queda de cabelo
?
Os suplementos alimentares (basicamente combinados de proteínas), em geral, não trazem maiores problemas de saúde, embora algumas pessoas reclamem de aumento de gases e de espinhas. No entanto, fique atento para checar se não há outras substâncias “embutidas” no suplemento, como, por exemplo, anfetaminas (que podem deixar a pessoa mais acelerada, mais agitada e até causar dependência). E não confunda suplementos com anabolizantes, esses sim hormônios que podem trazer vários riscos para a saúde (inclusive queda de cabelo). Converse com seu nutricionista antes de acrescentar qualquer produto na sua alimentação natural.

Gel de cabelo pode aumentar a queda dos fios? Estou usando há 15 dias e acho que começo a cair. O que faço?
Em principio, um gel não deve estar causando queda de cabelo (não esqueça que é normal perder alguns fios, todos os dias.  E que, em algumas fases da vida, essa quantidade pode até aumentar um pouco). Cheque apenas se o gel não está causando aumento da oleosidade do seu couro cabeludo e nem o aparecimento de dermatite seborréica (caspa). Essas condições podem sim aumentar a queda de fios. Se o problema persistir, consulte um dermatologista.
Para mais informações clique aqui

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.Faz palestras em todo o País, em escolas, universidades, empresas e grandes eventos abertos à população

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Programa Mundo Jovem. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s