Bate papo com Dr. Jairo Bouer

Uso de suplementos alimentares pode causar algum problema à saúde e a queda de cabelo?
Os suplementos alimentares (basicamente combinados de proteínas), em geral, não trazem maiores problemas de saúde, embora algumas pessoas reclamem de aumento de gases e de espinhas. No entanto, fique atento para checar se não há outras substâncias “embutidas” no suplemento, como, por exemplo, anfetaminas (que podem deixar a pessoa mais acelerada, mais agitada e até causar dependência). E não confunda suplementos com anabolizantes, esses sim hormônios que podem trazer vários riscos para a saúde (inclusive queda de cabelo). Converse com seu nutricionista antes de acrescentar qualquer produto na sua alimentação natural.

Tenho 15 anos e estou com 1,65cm. Ainda posso crescer?
Sim, é possível crescer depois dos 15, principalmente se você ainda não entrou na fase final do seu desenvolvimento sexual. Assim, enquanto os hormônios sexuais ainda não tiverem fechado as cartilagens de crescimento dos ossos longos do nosso corpo, a gente continua a crescer. Sua altura final é determinada geneticamente, ou seja, se os seus pais forem baixos, a chance de você ser baixo é maior.

Tenho 18 e me sinto mal, porque me acho baixinha (cerca de 1.64m). Minha mãe tem 1.70m e meu pai 1.87m. Eu tenho algum problema? Posso crescer mais?

Provavelmente, com 18 anos, você não deve crescer muito mais. Isso acontece porque nossos centros de crescimento ósseos vão se fechando com a idade. Mesmo tendo mãe e pai mais altos, às vezes, a carga genética que determina a altura dos filhos pode ser um pouco diferente. Não há remédio ou tratamento válido para aumentar sua estatura com a sua idade

Já usei maconha, cocaína, anfetamina e êxtase e gostaria de saber que mal isso trás ou pode trazer para minha saúde?
Há uma série de riscos no uso desses tipos de substâncias. Dependência, intoxicação aguda, risco de danos à memória, tudo isso parece se relacionar ao uso de drogas. Quanto menos a pessoa usa drogas, menores os riscos que corre. Se você já usou no passado e entende que as substâncias podem trazer problemas para sua saúde, seria uma boa idéia evitar o consumo atual, certo?
Para mais informações clique aqui

Jairo Bouer
é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.Faz palestras em todo o País, em escolas, universidades, empresas e grandes eventos abertos à população

Anúncios
Esse post foi publicado em Programa Mundo Jovem. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s