Bate papo com Dr. Jairo Bouer


Jairo Bouer

Queda de cabelo e micoses são sintomas de HIV?

Micose (infecções pro fungos) e queda de cabelo são sintomas inespecíficos, ou seja, não são sintomas típicos e exclusivos de quem tem o vírus HIV. Procure um dermatologista para fazer tratamento tanto para as micoses, como para evitar a queda dos fios. E se você tem dúvidas quanto ao HIV (se fez sexo sem proteção e está preocupado), faça um teste em um centro de testagem ou peça para seu médico.

Qual o prazo confiável em exames de detecção de anticorpos anti-HIV de 3ª geração (e também em exames que detectam antígenos. Qual o tempo para que se tenha um resultado seguro quanto à infecção (ou não infecção) pelo HIV?

Os exames que detectam carga viral têm uma precisão de dias para conseguir “localizar” material genético do vírus, já que a biologia do vírus mostra que ele se reproduz rapidamente ao entrar em contato com nosso corpo. Já os testes de detecção de anticorpos, mesmo os mais modernos, podem levar algumas semanas para detecção dessas defesas do nosso corpo, que podem demorar um pouco mais para serem detectadas.

Meu namorado tem HIV e transamos algumas vezes sem camisinha. Eu fiz o exame e deu negativo e tenho que repetir daqui a 2 meses. Tem alguma possibilidade de eu não ter pego a doença?

Sim, existe a possibilidade de você não ter se contaminado com o vírus, mesmo seu namorado sendo HIV e, vocês terem sexo sem proteção em algumas ocasiões. Repita o teste em dois meses e daqui para a frente, para a tranquilidade dos dois, só façam com camisinha, certo?

Estou com AIDS no mínimo há uns dois anos, mas não fiz o teste ainda. Acho que tenho sapinho e quero tratar. Queria saber também os cuidados que devo tomar para conter o progresso da doença? Acho também que tenho gonorréia, herpes bucal e coceira na região genital. O que faço? 

Não dá para saber com certeza se você tem AIDS ou não antes de fazer um teste especifico. Uma série de outras doenças pode diminuir a resposta imunológica do seu corpo. Mas se você tiver a doença é importante fazer uma avaliação rápida e, se necessário, começar a tomar os remédios contra o vírus (coquetel). Para tratar a cândida (fungo causador do sapinho), você também precisa do médico, já que existem uma série de medicamentos disponíveis. Por enquanto, cuidados básicos como oito horas de sono, uma alimentação saudável e variada e evitando excessos são fundamentais para ajudar você a se recuperar. É importante a avaliação para as outras DSTs. Procure ajuda o mais rápido possível, certo?

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.Faz palestras em todo o País, em escolas, universidades, empresas e grandes eventos abertos à população

Anúncios
Esse post foi publicado em Programa Mundo Jovem. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s