Bate papo com Dr. Jairo Bouer

 

Minha namorada e eu transamos sem camisinha e ela tomou a pílula do dia seguinte. Acabou menstruando duas vezes no mesmo mês. É possível que a próxima menstruação venha a atrasar?

A pílula do dia seguinte pode sim provocar mais de um sangramento no mesmo ciclo e, além disso, atrasar ou desregular os ciclos seguintes. Isso acontece porque ela altera todo o funcionamento hormonal do ciclo da mulher, que pode levar algumas semanas para voltar ao normal. Evite usar a pílula do dia seguinte de forma repetida para evitar essas surpresas e preocupações e para reduzir efeitos colaterais indesejáveis, provocados pelas altas taxas de hormônios

Sou usuário de maconha há mais de três anos. Queria saber se esse hábito pode interferir no meu desempenho fisico, sexual e até mesmo mental. Só percebo que a memória de curto prazo está pior!

Os estudos mostram, cada vez mais, que o uso prolongado de maconha pode trazer conseqüências para a saúde física e emocional, principalmente se esse uso se inicia na adolescência. Dificuldade de concentração, problemas de memória, maior risco de quadros psicóticos, tudo isso pode ser desencadeado pela maconha. Além disso, algumas pesquisas atuais apontam para maior risco de infertilidade e de câncer de testículo entre usuários freqüentes da droga.

Fiz uma cirurgia porque precisei tirar um testículo. Em que isso me faz diferente de uma pessoa normal?

Do ponto de vista médico, não ter um testículo não traz muitas diferenças. Às vezes, por questões de saúde, o médico tem mesmo que optar por esse tipo de cirurgia. O outro testículo é capaz de produzir hormônio masculino e espermatozóides mais do que suficientes para uma vida normal
.

Costumo ir a raves e uso as substâncias LSD  ecstasy. No momento tomo um remédio para ejaculação precoce. Queria sabe se tem algum problema usar os dois juntos?

Você não acha que está  tomando muita coisa junta, não? O remédio que você usa para a ejaculação precoce é um antidepressivo, que pode sim potencializar riscos e efeitos colaterais de drogas como o ecstasy e o LSD. Sugiro conversar com seu médico sobre as interações do remédio com as drogas e, parar de consumir substancias que podem colocar você em situação de risco, certo?

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.Faz palestras em todo o País, em escolas, universidades, empresas e grandes eventos abertos à população.

Anúncios
Esse post foi publicado em Programa Mundo Jovem. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s