Como começar a falar sobre carreira?

Como começar a falar sobre carreira?

Esse tema já deve estar passando pela cabeça de vocês, e no primeiro momento dá mesmo essa sensação: Por onde começar?
Com este post eu início uma conversa que envolve muitas decisões e ansiedade! Quem sabe depois do nosso encontro na próxima semana e nossos bate-papos essa angústia vá diminuindo.
Quando falamos sobre escolha de carreira a seguir, todo mundo logo pensa que será uma escolha para o resto da vida. Na verdade, pode ser ou não!
Sem dúvida é uma escolha muito importante, mas sempre temos que pensar que, se quisermos, podemos mudar de caminho!
O mais interessante é aproveitar o momento para conhecer, pesquisar, fazer perguntas e somente depois tomar as decisões.
Afinal o que é carreira? A meu ver é um processo, que precisa de muita dedicação e de planejamento para que as coisas saiam da melhor forma possível e você se sinta feliz com suas escolhas.
Para que você consiga se sentir realizado profissionalmente você precisa, desde o começo, saber quem você é, qual é o seu sonho e o que precisa fazer para alcançá-lo.
Sei que não é uma tarefa fácil, mas às vezes ajuda começar pelo fim. Como assim? Por exemplo: Quem disse que você não pode fazer escolhas excluindo primeiro o que você não quer?
Se conseguir tirar da frente algumas idéias ou sensações já pode ajudar!
Atualmente existem mais de 200 opções de cursos universitários e mais de 180 opções de cursos técnicos!
O segredo para tudo é se conhecer muito bem, ver o que gosta e não gosta de fazer, que ambientes prefere estar, quais são suas principais habilidades e seus desejos para o futuro. Sua decisão deve levar em conta esses pontos!
Depois desse exercício de autoconhecimento você pode começar a pesquisar sobre as profissões, entender quais são os possíveis caminhos a serem seguidos, e em cada uma dessas possibilidades como é o dia-a-dia de trabalho.
Escolhendo a profissão, é importante olhar o mercado de trabalho. Como é a oferta de emprego, faixa salarial, tipo de contrato e se é uma profissão que está em ascensão ou declínio.
Começo a falar sobre carreira propondo que pensem em três focos para essa busca de informações: vocês mesmos, profissões e mercado de trabalho.
Tenho certeza que este é um bom começo!

Nos próximos posts e também no nosso encontro falaremos sobre como se planejar, locais de pesquisa de informações sobre profissões, sobre vestibular e Enem e suas novidades.
Até a próxima semana!
Juliana Amaral é psicóloga com experiência em orientação para jovens no início de carreira, cursos profissionalizantes e projetos de Responsabilidade Social.

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Programa Mundo Jovem e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Como começar a falar sobre carreira?

  1. Anônimo disse:

    Parabéns pela escolha do tema.Veronica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s